sexta-feira, 1 de maio de 2015

Virtualização - Uma breve introdução

Talvez você já tenha ouvido falar no termo “virtualização”. Ela é algo que está presente tanto nos computadores de entusiastas da área da computação quanto nos grandes servidores e empresas espalhados pelo mundo. Através dela, os custos com equipamentos são reduzidos e podemos ter um proveito maior da potência e recursos de um computador.

Para ajudar você a aprofundar os conhecimentos no assunto, traremos uma série de postagens explorando o assunto, sendo essa uma rápida introdução ao tema.

O que é virtualização?


Para ajudar a entender o que significa a virtualização, é importante relembrar o conceito de algo real e virtual. Algo real possui características físicas e é concreto. Já algo virtual é associado a aquilo que é simulado e que é abstrato.

Com esse conceito em mente, virtualização nada mais é do que um ambiente virtual que simula um ambiente real. Isso permite com que possamos utilizar diversos sistemas operacionais, com os seus respectivos programas e configurações, dentro de um único computador, permitindo com que a potência e o uso computador possam ser melhores explorados.

Um exemplo bastante prático de como utilizar a virtualização é permitir que um computador com o Linux instalado execute o Microsoft Office. Para isso, basta preparar e configurar uma máquina virtual com o Windows e o Microsoft Office instalados e utilizar o ambiente virtualizado em conjunto com o real.

Comparativo entre uma arquitetura comum (esquerda) e uma operando com a virtualização (direita).

A necessidade da virtualização: uma breve história


Antigamente. era algo bastante comum se encontrar numa situação onde os servidores não estivessem utilizando 100% da sua potência ou mesmo que estivesses parados (com 0% de utilização). Isso trazia gastos desnecessários de energia e manutenção, uma vez que os servidores estavam ligados sem fazer nada.

Outra situação comum era de precisar executar um aplicativo em um sistema operacional incompatível. Para torná-lo compatível, o software precisaria ser modificado e recompilado novamente. Porém, as diferenças entre os sistemas não eram pequenas, dificultando bastante a tarefa.

Para resolver esses e outros problemas, os conceitos de virtualização vinham sendo discutidos desde a década de 1950, mas apenas nos anos 1960 os primeiros passos foram dados, com o conceito de multitarefa lançados pela IBM, na época chamada de Time Sharing (Tempo Compartilhado), e de servidores que poderiam virtualizar, de forma bem limitada, um servidor dentro deles.

Na década de 1990, com o avanço da tecnologia, surgiram os primeiros softwares que virtualizavam, de maneira efetiva, um computador dentro de um computador físico. Desde então, a virtualização continuou sendo melhorada e passou a ser cada vez mais utilizada, diminuindo os custos de equipamentos para as empresas e aproveitando melhor os seus servidores.

VMware GSX Server, um dos primeiros e principais softwares de virtualização comercial.

A virtualização possui uma variedade grande de aplicações e utilizações. Nas próximas postagens, falaremos sobre os tipos de virtualização e o quão úteis elas podem ser tanto para uma empresa quanto para um usuário comum. Até a próxima! :)

Referências

"O que é virtualização e para que serve?", por Emerson Alecrim - http://www.infowester.com/virtualizacao.php

"O que é Virtualização?", por Fabio Eduardo Amaral - http://www.tecmundo.com.br/web/1624-o-que-e-virtualizacao-.htm

"Tecnologia de virtualização e software de máquina virtual", por VMware Brasil - http://www.vmware.com/br/virtualization

"Saiba mais sobre Virtualização de Servidores", por Faster - Tecnologia. http://www.fasterti.com.br/virtualizacao.html

"SolutionBase: Installing VMware GSX Server - TechRepublic", por  Scott Lowe MCSE - - http://www.techrepublic.com/article/solutionbase-installing-vmware-gsx-server/

Nenhum comentário:

Postar um comentário