Bom, antes de tudo para quem não lembra o que é virtualização, e quais tipos existem, aí vai uma ajudinha: virtualização é, em poucas palavras, a criação de um ambiente virtual que simula o real, e a partir desse conceito nasce os tipos de virtualização de servidores, desktop e de sistemas operacionais. Agora que já relembramos, vamos voltar ao objetivo dessa postagem: as aplicações da virtualização.
Consolidação de Servidores
A consolidação de servidores consiste em usar diversas máquinas virtuais em uma máquina física. Isso garante o isolamento dos servidores e apresenta vantagens, como: aumentar a taxa de utilização de servidores, reduzir os custos operacionais, criar ambientes mais flexíveis e reduzir custos de administração. Além disso, a consolidação permite ocupar menos espaço físico com servidores, o que propicia menos gasto com eletricidade e com manutenção de máquinas.
Essa aplicação pode ser encontrada em centrais ou filiais de empresas que consolidam seus servidores a um único computador, diminuindo custos e fornecendo várias funções para os usuários. Também pode ser usada para ajudar a centralizar a gestão de departamentos, permitindo que cada departamento possa manter o controle do seu sistema.
Desenvolvimento de Software
Uso da virtualização em ambientes de desenvolvimento e teste de software é normalmente realizado pelas mesmas razões da consolidação de servidores padrão - o desejo de obter maior utilização de hardware e reduzir custos operacionais. No entanto, o uso de ambientes virtuais para desenvolver e testar softwares tem dois objetivos que diferem da consolidação de servidores.
O primeiro é fornecer ambientes distintos, com sistemas operacionais diferentes ou de diferentes versões, para que se possa testar o software e verificar o seu comportamento em outros ambientes. O segundo é criar ambientes isolados no qual uma falha do software que está sendo desenvolvido não comprometa o sistema operacional da máquina hospedeira. Se o software em desenvolvimento vier a comprometer o sistema da máquina virtual, este pode ser recuperado copiando os arquivos de outra máquina, ou recuperando os arquivos da máquina comprometida do último backup.
Treinamento e Ensino
A virtualização pode ajudar em muitos níveis de treinamento e ensino. Aplicando esse método o estudante é isolado da máquina física, ou seja, ele tem acesso a uma instância de uma máquina virtual, que pode ser facilmente recuperada de uma falha após o seu uso. Além de facilitar a aplicação de aulas práticas e laboratórios multidisciplinares, já que é possível criar máquinas virtuais com sistemas operacionais e aplicações específicas a depender do tipo da aula.
As vantagens são basicamente as mesmas, redução dos custos de manutenção, aumento da flexibilidade e aumento da segurança.
Bom, essas são algumas das muitas aplicações da virtualização. Espero que tenham gostado! Até a próxima. :)
Referências:
Virtualização: VMWare e Xen, por Diogo Menezes Ferrazani Mattos - http://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/virtual/artigo.pdf
Implementacao e Desempenho da Virtualização no DCOMP/UFS, por Anderson de Paula Cassimiro - http://pt.slideshare.net/edmoreno/implementacao-e-desempenho-da-virtualizacao-no-dcomp-ufs
Professional Microsoft® Virtual Server 2005, por Ben Armstrong - https://eketab2.files.wordpress.com/2007/09/professionalmicrosoftvirtualserver2005.pdf
Ótimo post Tamar!
ResponderExcluir