sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Aplicações das tecnologias - Computação em nuvem

Hoje começaremos uma série de posts falando sobre as principais aplicações das tecnologias abordas neste blog (Computação em nuvem, virtualização e clusters), começando hoje pela computação em nuvem, muito conhecida e usada, mesmo que indiretamente, pela grande maioria dos usuários da internet.

Armazenamento de dados


Uma das suas principais aplicações é o armazenamento de dados. Principalmente por meio das redes sociais, os usuários armazenam fotos, vídeos, documentos e outros tipos de informações para serem compartilhados, acessados e modificados por eles em qualquer lugar do globo.

Esta tecnologia também é utilizada de sua forma mais "direta", funcionando como um "disco rígido (HD) online". Nele, o usuário salva as suas informações como se fosse uma pasta do computador, colocando os arquivos e informações desejadas e acessando-os futuramente. Certos serviços de armazenamento também disponibilizam a modificação dessas informações diretamente, sem a necessidade de baixar a informação para o dispositivo.

Mas ele não se limita somente a guardar dados desejados na nuvem: também pode ser utilizado para backups de dados pessoais e críticos, garantindo que a chance deles serem perdidos seja praticamente nula. Grande parte dos serviços populares hoje, como Dropbox, OneDrive e Google Drive possuem uma boa segurança no ponto de vista dos seus servidores, porém não encriptam os arquivos que estão sendo enviados para o servidor. Neste caso, existem alternativas como Tresorit e Wuala que permitem uma encriptação tão grande que apenas o usuário tem acesso, nem mesmo a empresa podendo acessar ou recuperar a senha futuramente.

É possível acessar os seus dados em qualquer dispositivo, contanto que ele possua conexão com a internet.


eCommerce


Escalabilidade é o ponto-chave para o eCommerce: é ela que permite fazer um grande diferencial na economia, praticidade e eficiência de um eCommerce que trabalha com cloud computing. Em horário de pouco fluxo de clientes, o processamento pode ser reduzido dinamicamente, o que resulta em custos menores em horários com fluxo menor. O mesmo acontece em momento de pico e promoções (como Black Friday e natal), onde o fluxo de clientes aumenta fortemente e o poder de processamento acompanha este fluxo.

Isso evita uma série de problemas que haveria em meios tradicionais de servidores fixos em lojas, tais como: indisponibilidade do sistema com o fluxo de muitos usuários, alto consumo de processamento em momentos de pouco fluxo de clientes, lentidão em locais distantes da empresa de eCommerce (uma vez que o site pode ser acessado rapidamente em vários locais).

O único empecilho no Brasil é quanto a segurança, uma vez que as empresas brasileiras de computação na nuvem ainda possui algumas falhas nesse quesito, algo não problemático em relação as empresas internacionais.

O eCommerce cresceu drasticamente na última década, faturando mais de 12 bilhões de reais.


CRM (Costumer Relationship Managment)


O CRM, também chamado de Gestão do Relacionamento com o Cliente, é uma estratégia de negócio importante para as companhias, no qual se baseia em auxiliar e lhe fornecer o que ele procura da melhor e mais eficiente maneira. Como lida diretamente com clientes e lucros, muitas empresas procuram os melhores softwares para auxiliá-los neste processo.

Uma das principais vantagens desta estratégia aplicada à computação na nuvem é sua praticidade: pode ser utilizado em qualquer lugar, necessitando apenas de acesso a internet e um dispositivo para acessá-lo. Sua praticidade também facilita o acesso dos dados aos outros funcionários, podendo inclusive colaborarem simultaneamente no processo. Além disso, as ferramentas na nuvem sempre estão atualizadas, dispensando custos com manutenção e pausas nos servidores para modificar partes do sistema.

Principais processos do CRM.


Teste e Desenvolvimento


Um dos grandes destaques desta tecnologia neste meio é a facilidade de acesso ao produto em desenvolvimento. Instalação de aplicativos pesados, dedicados e exclusivos de sistemas operacionais são dispensados com a aplicação desta tenologia. Através da computação na nuvem, é possível acessar o produto em desenvolvimento em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo. Isso significa que um funcionário pode começar a desenvolver um aplicativo, por exemplo, na empresa onde trabalha, continuar o desenvolvimento em casa e finalizá-lo enquanto está viajando.

Pelo fato da virtualização ser largamente aplicada para que a computação na nuvem no meio de testes e desenvolvimento, é possível obter e modificar com facilidade os ambientes de testes que o projeto passará. Com isso também é garantido que, se o software funcionar corretamente no ambiente da nuvem, funcionará também no ambiente real, já que é apenas uma simulação de um computador real.

Além disso tudo, os custos também são bastante reduzidos, uma vez que a escalabilidade (mesma utilizada no eCommerce) está presente e utiliza apenas o processamento necessário para realizar o desenvolvimento e testes das aplicações.

Cada vez mais empresas estão migrando seu desenvolvimento de projetos para a nuvem.

Referências

"Loaded and locked: 3 seriously secure cloud storage services", por Sarah Jacobsson Purewal - http://www.pcworld.com/article/2105100/loaded-and-locked-3-seriously-secure-cloud-storage-services.html

"Por que unir CRM e computação em nuvem?", por Ana Beatriz Ferreira - http://futurum.com.br/manufatura/por-que-unir-crm-e-computacao-em-nuvem

"Top 10 Common Uses for the Cloud for 2012", por Rackspace Blogger - http://blog.rackspace.com/top-10-common-uses-for-the-cloud-for-2012/

"Top 7 most common uses of cloud computing", por Maamar Ferkoun - http://www.thoughtsoncloud.com/2014/02/top-7-most-common-uses-of-cloud-computing/

"As vantagens de ter um e-commerce hospedado em nuvem", por André Tellini - http://www.tiespecialistas.com.br/2013/07/as-vantagens-de-ter-um-e-commerce-hospedado-em-nuvem/

"Develop and test applications faster in the cloud", por Microsoft Corporation - http://www.microsoft.com/en-us/server-cloud/solutions/cloud-development-test-environments.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário